Notícias e Eventos

 

X Encontro de Confrarias Enogastronómicas de Espanha - Cordova
Vai realizar-se dias 16 a 18 de Novembro, em Córdova, o nosso X Encontro. A convite do Presidente da FECOES (Federação Espanhola de Confrarias Enogastronómicas), irá estar presente o nosso Confrade José Manuel Alves, representando o CEUCO por Portugal e a nossa Confraria. Consulte o programa aqui...clique!

________________________________________________________

VIII Capítulo em Portimão
Vai realizar-se dias 5, 6 e 7 de Outubro, em Portimão, o nosso VIII Capítulo . Contamos com sua presença. Consulte o programa aqui...clique!

________________________________________________________


Capítulo extraordinário e II Montra gastronómica em Lisboa

Realiza-se dias 2, 3 e 4 de Março, em Lisboa, o nosso Capítulo extraordinário e II Montra Gastronómica em Lisboa. Contamos com  sua presença. Pode consultar o programa aqui...clique!


IX Congresso Europeu de Confrarias Vínicas e Gastronómicas
"A Rota das Especiarias - a importância na gastronomia tradicional europeia - Vinhos da Europa"

Realiza-se dias 4, 5 e 6 de Novembro, em Albufeira, com a presença dos países membros do CEUCO (Conselho Europeu de Confrarias), Espanha, França, Itália, Grécia, Bélgica, Estónia, Hungria Macau e Portugal (país anfitrião), sendo esperadas mais de 100 Confrarias. Pode consultar o programa aqui...clique!
 


30 de Abril – VII Capítulo da nossa Confraria, GALA e Condecorações da Ordem de Santa Maria de Ossónoba, no Casino do Algarve, em Portimão
 


Congresso CEUCO

Portugal venceu a candidatura para a realização, a 4, 5 e 6 de Novembro de 2011, do IX Congresso do CEUCO-Conselho Europeu de Confrarias Eno-gastronómicas, recebendo como testemunho o bastão de organizador.
O Congresso será realizado no Algarve, tendo como Presidente do Comité Organizador o Vice-presidente do CEUCO por Portugal, José Manuel Alves, e será subordinado ao tema: “A Rota das Especiarias – a importância na gastronomia tradicional europeia e Vinhos da Europa”.

A decisão e passagem de testemunho aconteceu em Bordéus, onde se realizou, nos dias 5, 6 e 7 de Novembro, o maior acontecimento gastronómico anual de Confrarias Vínicas e Gastronómicas da Europa:- o VIII Congresso Europeu de Confrarias, cujo tema foi “A excelência dos produtos agro-alimentares europeus de qualidade – Vinhos e gastronomia, uma história viva”.

Este ano coube à França a organização, recebendo as Confrarias de oito países europeus, num total de 78 Confrarias e mais de 400 confrades, que defenderam a sua gastronomia e os seus produtos.

O Algarve esteve presente com a Confraria dos Gastrónomos do Algarve, com uma representação liderada pelo Vice-Presidente do CEUCO (Conselho Europeu de Confrarias) e Grão-Mestre da Confraria dos Gastrónomos do Algarve, José Manuel Alves, acompanhado pelo Vice-presidente do Turismo do Algarve, António Almeida Pires.
Com o apoio da Câmara Municipal de Portimão e do Turismo do Algarve, foi apresentada uma espectacular mesa de doces e vinhos do Algarve, que foram degustados pelos Confrades europeus, com manifesta satisfação e interesse pelos produtos nacionais.

Por proposta do Vice-presidente do CEUCO, Portugal arrecadou dois prémios AURUM, para o Turismo do Algarve “Melhor Turismo Gastronómico Europeu” e para a Confraria do Vinho de Carcavelos “Vinho com História, Conde de Oeiras”.
Foi também nomeado Embaixador CEUCO, Luís Alberto Nunes, Vice-Grão-Mestre da Confraria dos Gastrónomos do Algarve.

O Vice-presidente da Assembleia-geral da Confraria dos Gastrónomos do Algarve e Presidente da Câmara Municipal de Tavra, Jorge Botelho, foi agraciado com o Grão-Escapulário do CEUCO.

A Confraria dos Gastrónomos do Algarve, na serenidade dos passos que a fazem crescer, aproveitou para proceder a uma saudável confraternização entre os Confrades europeus, permutando saberes e experiências e para convidar os presentes a visitarem o Algarve no próximo ano.
 


CEUCO - Conselho Europeu de Confrarias

O Grão-Mestre da nossa Confraria, José Manuel Alves, foi eleito Vice-Presidente do CEUCO – Conselho Europeu de Confrarias.

A eleição aconteceu durante a Assembleia Geral deste Conselho, realizada no dia 17 de Janeiro, em Susegana (Treviso) ITALIA.

José Manuel Alves ascende, assim, nos próximos quatro anos, à Direcção do Órgão executivo do CEUCO, composta pelo Presidente, um Vice-Presidente por cada país, um Secretário e um Tesoureiro.

Fazem parte deste Conselho, para além de Portugal, Espanha, Itália, França, Grécia, Hungria e Estónia., num total de cerca de 80 Confrarias gastronómicas e báquicas.

A nova Direcção será composta por Carlos Martin Cosme (Espanha), como Presidente, e pelos Vice-Presidentes, René Hargous (França), Arnaldo Semprebon (Itália), Manuel Piedrahita Toro (Espanha), Irene Korakianiti (Grécia), Tea Lajal (Estónia), Há berné Fekete Ibolya (Hungria) e José Manuel Alves (Portugal).

O CEUCO - Conselho Europeu de Confrarias, é uma organização europeia sem fins lucrativos, cuja finalidade é a promoção e a defesa dos produtos agro-alimentares e gastronomia de qualidade, dos respectivos países da União Europeia, onde existam Confrarias ou Associações com os mesmos fins, querendo manter o legado histórico dos respectivos povos, comarcas ou regiões, com a finalidade de evitar o desaparecimento de tradições, em torno da cultura dos vinhos e gastronomia.
 


Passaporte Turístico Gastronómico do Algarve

O Passaporte Turístico Gastronómico foi lançado pela Confraria dos Gastrónomos do Algarve,
no Museu de Portimão, dia 24 de Outubro...veja mais!!!

 


"Jantares Temáticos"

Em reunião de direcção ficou aprovado, para este triénio, que os "jantares temáticos" se passam a realizar, em cada Concelho, na última quinta-feira de cada mês.
Foi escolhida a 5ª feira por causa dos eventos, ao fim-de-semana, das outras confrarias e nossos.

Excepcionalmente o deste mês de Abril, será TERÇA-FEIRA, dia 22, por coincidir com o fim-de-semana do 25 de Abril e ir muita gente para fora.

O "jantar temático" é aberto a todos, servirá também de troca de ideias e convívio, podendo os Confrades convidarem quem quiserem (será enviado programa detalhado de cada evento, com local, ementa e preço).

1- Cada jantar terá um tema, que será apresentado por convidado(s) para o efeito, antes do início do jantar.
2- O jantar decorrerá em restaurante/unidade hoteleira reconhecida pela sua fidelidade à gastronomia regional, de preferência relacionado com algum aspecto do tema a abordar e
deverá ser dada prioridade aos restaurantes Confrades.
3- Sempre que possível, haverá uma exposição ou mostra relacionada com o assunto a debater no jantar.
4- A ementa do jantar "algarvio" deverá ser elaborada pelo Conselheiro respectivo, não devendo exceder 20 euros.
5- Os Confrades do Concelho, a que disser respeito o "jantar temático", deverão comparecer e ajudar na organização

Calendário dos "Jantares Temáticos":

Serão enviados programas destes eventos, pedindo desde já aos nossos Confrades que reservem estas datas.
A vossa comparência é muito importante.


Podem confirmar a presença para
cgalgarve@netcabo.pt ou 960 064 967



CAPÍTULOS de Confrarias Federadas:


Ver lista de eventos

Os Confrades que desejarem comparecer a qualquer evento, deverão entrar em contacto com a Confraria, afim de se encontrar o meio de transporte, com uma antecedência de 5 dias.


Agradecemos aos Confrades que queiram representar a nossa Confraria em qualquer destes Capítulos o favor de informar para:

Telemóvel da Confraria: 960 064 967
Email:
cgalgarve@cgalgarve
 


Albufeira recebeu o II Encontro Nacional de Confrarias

Passado dia 17 de Maio, no Espaço Multiusos, uma organização dos Gastrónomos do Algarve e da CMA

 

 

 | O Algarve  |  Arte & Tradição  |  Produtos  |  Doçaria  |  Descobrimentos  |  Presépio Algarvio  |  Poemas  |

Home Home Home História Objectivos Orgãos Sociais Confrades Eventos Album Imprensa Contactos Receitas Publicações