Passaporte Turístico Gastronómico
 

O Passaporte Turístico Gastronómico é lançado pela Confraria dos Gastrónomos do Algarve,
no Museu de Portimão, dia 24 de Outubro, pelas 19 horas


O Passaporte Turístico Gastronómico do Algarve pretende ser uma memória indelével de todos os visitantes / turistas que o utilizem. É constituído basicamente por uma “simulação” de passaporte e um guia de utilização. Ele permitirá a personalização pelo utente (aposição de foto e dados de identificação pessoal) e conterá, no seu guia bilingue (português e inglês), uma síntese da história, geografia, organização administrativa e tradições do Algarve, bem como um conjunto das mais emblemáticas receitas culinárias da gastronomia local: Sopa de Berbigão, Perdiz com amêijoas na cataplana, Chicharos de Estoi ou Xeringos, são exemplos de algumas das receitas deste «Guia do Passaporte Turístico Gastronómico».

No total, são 360 páginas de informação e receitas gastronómicas do Algarve.

“Quem nos visitar encontrará neste Guia a informação indispensável para conhecer o Algarve e a sua gastronomia”, afirma o Grão-Mestre da Confraria, José Manuel Alves.

A sua estruturação, com um conjunto de vouchers, determinará uma sugestão de roteiro dos pontos de interesse turístico e gastronómico de todo o Algarve, cuja visita conferirá ao Passaporte o estatuto de Recordação Completa da Região Algarvia.

Com o Passaporte Turístico Gastronómico do Algarve a Confraria dos Gastrónomos do Algarve, pretende promover um conjunto de pontos de referência turística de relevo, bem como serviços afectos à animação turística e à restauração da região.
Será ainda uma forma de divulgação do património gastronómico algarvio e do apelo da região como zona turística por excelência. O conceito do passaporte foi desenvolvido de forma a constituir uma mais valia real para todas as partes envolvidas.

O preço do Passaporte Turístico Gastronómico do Algarve e do seu Guia, será de 10€ (Dez euros), traduzindo-se para o utente como um “excelente investimento”, quer pelo seu valor como recordação do Algarve, quer por todas as vantagens acima enunciadas, destacando-se a fácil recuperação do custo por via dos descontos comerciais consignados e ainda pelo recebimento, no acto da compra, de 6 vouchers de 10 euros cada, para utilização nos estabelecimentos indicados.

O Passaporte Turístico Gastronómico do Algarve está candidato ao prémio AURUM da "Melhor Iniciativa de Gastro-Turismo Europeu" - 2008, do CEUCO, cujos resultados serão anunciados no decurso do VI Congresso do Conselho Europeu de Confrarias (CEUCO), que se realiza nos dias 7, 8 e 9 de Novembro, em Trentino (Trento), Itália.

O desafio que nos propusemos é grande, pois enquadra-se directamente na linha de trabalho que temos desenvolvido. Apostámos neste projecto, com vista a divulgar e promover a nossa gastronomia e o Algarve. Queremos ganhar a aposta.

Queremos trazer para o Algarve mais um AURUM!!!

O “Passaporte Turístico Gastronómico do Algarve” é uma iniciativa e produção da Confraria dos Gastrónomos do Algarve, com uma edição inicial de 20.000 exemplares e irá estar à venda nos postos de Turismo, site da Confraria em
www.cgalgarve.com, no Roteiro Gastronómico de Portugal www.gastronomias.com  e nos eventos que a Confraria realize.


Show cooking

Após o lançamento do passaporte segue-se um show cooking pelas mãos de um conhecido gastrónomo, que confeccionará ao vivo e em lume brando.

Poderá ainda degustar-se duas receitas constantes do "guia" e sobremesas regionais e conventuais.

Esta iniciativa da Confraria dos Gastrónomos do Algarve é apoiada pela Câmara Municipal de Portimão e pelo Museu de Portimão.

| Voltar à Página Principal

 


Confraria dos Gastrónomos do Algarve
©2008