Publicações

Tapas e Petiscos - Mostra a enorme diversidade da oferta de temperos, sabores, texturas e modos de confecção, presentes
nas 64 receitas de Tapas e Petiscos.

Receitas com Azeite - A malha de núcleos urbanos do sudoeste europeu deve parte da sua importância à exploração e exportação do azeite durante o império romano.
É este mesmo azeite, ingrediente comum da tradição culinária das regiões do Alentejo, do Algarve e da Andaluzia que agora serve de "tempero comum" às receitas que se incluem nesta publicação.

Receitas do Mar - As mais de 60 receitas do Caderno de Receitas do Mar, que trarão à nossa mesa e às nossas vidas paladares de sal, cheiros de maresia e todas as cores dessa outra ‘ponte’ que nos une.


Doçaria Conventual - Para encerrar este ciclo de publicações dedicadas aos receituários das nossas cozinhas regionais, surge esta quarta publicação. A Doçaria Conventual é um dos nossos ex-líbris e não teríamos podido escolher melhor tema para fechar esta colecção de cadernos temáticos. Do Receituário dos Conventos e do culto da tradição conventual que as nossas doceiras e doceiros tão bem souberam continuar.

Estes 4 cadernos de receitas, são livros para promoção e divulgação das cozinhas regionais da EURORREGIÃO ALGARVE,  ALENTEJO e ANDALUZIA, com as receitas mais tradicionais, recolhidas pelas Confraria dos Gastrónomos do Algarve, Confraria Gastronómica do Alentejo e a Federação das Confrarias Enogastronómicas da Andaluzia.


Conceito
– O Passaporte Turístico Gastronómico (PTG) do Algarve pretende ser uma memória indelével de todos os visitantes / turistas que o utilizem. É constituído basicamente por uma “simulação” de passaporte e um guia de utilização. Ele permite a personalização pelo utente (aposição de foto e dados de identificação pessoal) e contêm, no seu guia bilingue (português e inglês), uma síntese da história, geografia, organização administrativa e tradições dos 16 concelhos do Algarve, com apoio em mapas e fotos, bem como um conjunto de receitas culinárias dos mais emblemáticos manjares da gastronomia local. A sua estruturação, com um conjunto de vistos (vouchers de desconto), determina uma sugestão de roteiro dos pontos de interesse turístico e gastronómico de todo o Algarve, cuja visita conferirá ao Passaporte o estatuto de Recordação Completa da Região Algarvia. Ao usufruir dos descontos que o passaporte confere, o utente terá o seu passaporte "carimbado" pela entidade prestadora de serviços, para mais tarde recordar.

Objectivos – Com o Passaporte Turístico do Algarve a Confraria dos Gastrónomos do Algarve, em parceria com a empresa Arte Digital, Lda. (Roteiro Gastronómico de Portugal - www.gastronomias.com) , pretende criar uma alternativa aos produtos de “gift” e de recordação, complementar dos “Álbuns de Viagem” que, cada vez mais, como forma de perpetuação das suas viagens, os viajantes de turismo vem elaborando.

Pretende igualmente promover um conjunto de pontos de referência turística de relevo, bem como serviços afectos à animação turística e à restauração da região.

Por outro lado, as receitas geradas com o Passaporte Turístico do Algarve permitirão à Confraria dos Gastrónomos do Algarve uma maior  divulgação do património gastronómico algarvio e do apelo da região como zona turística por excelência.

O
conceito do passaporte foi desenvolvido de forma a constituir uma mais valia real para todas as partes envolvidas, beneficiando os seus utentes da experiência gastronómica dos confrades algarvios, de um excelente roteiro profusamente ilustrado e de descontos muito interessantes.



Encomendar

Preço do Guia = 10 Euros

Sabores Intemporais

No passado dia 12 de Janeiro, sexta-feira, pelas 18h00, na Biblioteca Municipal Manuel Teixeira Gomes, em Portimão, foi apresentada a obra "Sabores Intemporais" de Renato Costa.

A apresentação contou com a presença do autor do livro, Renato Costa, Dina Adão, José Manuel Alves, Grão-Mestre da Confraria de Gastrónomos do Algarve e ainda da professora de literatura Celina Lourenço.

Esta obra é considerada uma novidade da literatura gastronómica.
O autor combina o rigor metodológico das suas investigações e uma vertente literária onde emergem textos variados de apurada sensibilidade.

Renato Costa recupera de uma forma inovadora alimentos, condimentos intemporais da cozinha algarvia e formas de confecção com mais de cento e cinquenta anos.

O livro torna-se bastante atractivo pelas fotografias e pelos textos que apresenta.

Esta obra contou com a colaboração da Confraria dos Gastrónomos do Algarve e da revista Gourmet Apolónia. As fotografias e a edição são da jornalista Dina Adão e a foto da capa é da autoria do fotógrafo Vasco Célio.

Recorde-se que esta é a quinta obra de Renato Costa.

O Algarve   |   Arte & Tradição   |   Produtos   |   Doçaria   |   Descobrimentos   |   Presépio Algarvio   |   Poemas   |   Vinhos   |  Ordem Honorífica  |

Copyright 2005       Confraria dos Gastrónomos do Algarve        Todos os direitos reservados
Concepção e realização: Arte Digital